Essa atividade é indicada para o 4º ano, mas tambéem pode ser trabalhada com os 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos, envolvendo as operações de adição e subtrtação, de forma que compreendam que são operações inversas.

É importante que o professor não exija a resolução do problema com a utilização apenas de operações e algarismo, deixem que os alunos utilizem das estratégias próprias para chegarem às conclusões. O importante é resolver o problema e não a forma como foi resolvido.

Abra um momento para discussão em grupo das diferentes conclusões e estratégias utilizadas pela turma. Ao final dê a resposta e, se nenhuma dupla utilizou os algarismos mostre coletivamente essa estratégia. Ao final, procure deixar claro aos estudantes que as operações de adição e subtração são inversas, ou seja, se faltar um dos elementos de uma das operações, basta utilizar a outra para encontrá-lo. Isso é o que aconteceu em todas situações-problemas desta atividade. Resolva junto dos alunos utilizando a operação inversa, a fim de que compreendam tal conceito.

Isto fica mais claro na questão 3 da atividade, se os alunos não utilizaram a operação inversa, demonstre a eles como fazê-lo. Por exemplo, para descobrir o valor do primeiro quadradinho na operação 55 + ____= 78, basta realizar a operação inversa 78-55= 23, ou seja, o valor do quadradinho é 23. Se perceber que os alunos estão com dificuldade de compreender, revise com a turma as ideias de adição e subtração, o que significa somar e tirar uma quantidade da outra.


HABILIDADES:

EF04MA03- Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

EF04MA04- Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

EF04MA05- Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

EF04MA13- Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

EF04MA25- Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade